Palestra sobre educação ambiental encerra Colônia de Férias do Bandeirante

Palestra sobre educação ambiental encerra Colônia de Férias do Bandeirante

Depois de uma semana de diversão e muita brincadeira, crianças e pais aprenderam sobre os animais com o biólogo e professor Amilton Berkembrock

A última semana terminou com muito conhecimento e diversão para as famílias da Sociedade Esportiva Bandeirante, de Brusque (SC). Durante cinco dias, os pequenos puderam aproveitar a Colônia de Férias do clube, que teve como ponto alto a palestra de encerramento sobre a natureza e os animais, com o biólogo e professor Amilton Berkembrock. 

O biólogo veio de Blumenau especialmente para desvendar segredos do mundo dos animais, para as crianças e seus pais. E ele não veio sozinho, trouxe vários companheiros para lhe auxiliar nos esclarecimentos, como: aranhas, serpentes, rato e perereca. Além de ver os animais, as famílias também puderam interagir com alguns deles.

“A gente cresce ouvindo informações completamente equivocadas sobre as serpentes, por exemplo. infelizmente, a falta de conhecimento faz com que muitas pessoas maltratem ou matem esses bichos. Elas esquecem que o símbolo universal da medicina é composto por duas serpentes envoltas em um copo, porque na atualidade já existem mais de 110 medicamentos que dependem das serpentes peçonhentas brasileiras para que sejam feitos. O meu papel é com a educação ambiental, que é a base para melhorar a qualidade de vida ambiental no planeta”, contou Amilton, que esteve pela primeira vez em Brusque, mas já lecionou na cidade, no colégio Cônsul. 

Com bom humor e um toque de disciplina, ele alertou os pequenos sobre o perigo de acidentes com animais. “Crianças, ao encontrar qualquer bicho jamais pegue. Sempre chame um adulto, porque às vezes o animal pode reagir, sem saber que você não quer fazer mal. Encostando nele poderá ser vítima de um acidente. Então, a distância de muitos animais é necessária para evitar problemas”, destacou. 

O sócio, Denis Luis Furtado, acompanhou a palestra com a esposa e os dois filhos e elogiou a iniciativa. “O que mais gostamos da Colônia de Férias foi a palestra de hoje. Eu tinha uma aranha em casa, mas nunca tinha interagido com serpentes. Foi muito legal. O professor falou várias coisas que eu não sabia. Aprovada a iniciativa do Band. Se tiver ano que vem vamos participar novamente”, destacou. 

A Colônia de Férias 

Mais de 60 crianças, entre 4 e 12 anos, participaram dos cinco dias de Colônia de Férias promovidos pelo Bandeirante. A programação diária contou com quatro monitores, que entreteram os pequenos com diversas brincadeiras, como: torta na cara, oficina de gira gira, oficina de massinha, atividades com água e brincadeiras clássicas, como pega pega e esconde esconde. 

Com os dias chuvosos, a maior parte da programação foi em locais cobertos, como a sede social e o ginásio, mas quando o sol apareceu os monitores aproveitaram para explorar outros espaços do clube com os pequenos, levando-os para as quadras sintéticas e a área do parque. 

Valentina, de seis anos, adorou a programação e era só sorrisos ao lado da mãe, Sara Javaroni Veiga, ao contar sobre as experiências que vivenciou na Colônia de Férias. “Foi muito legal! O que mais gostei foi o dinossauro que veio aqui: o Fofinho, mas eu gostei de tudo”, ressaltou ela. 

Para a mamãe, a programação superou as expectativas. “A Valentina amou as atividades todas. A questão do lanche também foi muito importante. Às vezes, ela tem algumas restrições, mas como viu os amiguinhos, comeu junto. Foi bem bom. Nós estávamos de férias em São Paulo e fomos ao Museu da Imaginação na outra semana. Lá teve a apresentação de um zoólogo sobre animais e ela ficou empolgadíssima. Aqui na palestra ficou ainda mais! Mesmo com o tempo não ajudando muito, eles aproveitaram um monte a semana”, comemorou.