Tocha do 63º JASC é acesa no Bandeirante

Tocha do 63º JASC é acesa no Bandeirante

Solenidade de acendimento do fogo simbólico foi realizada na noite de quarta-feira, 24 de outubro

A noite de quarta-feira, 23 de outubro, marcou o retorno da chama olímpica dos Jogos Abertos de Santa Catarina à sua primeira casa: a Sociedade Esportiva Bandeirante. O evento de acendimento do fogo simbólico inicia a contagem regressiva para a 63ª edição do JASC, que neste ano será realizado em Concórdia, de 12 a 23 de novembro. 

Em 1960, por meio de seu principal fundador, Arthur Schlosser, o JASC nasce no estado de Santa Catarina nas dependências do Bandeirante. Considerada a segunda maior competição poliesportiva do país, atrás somente dos Jogos Abertos do Interior de SP.

"Seu Arthur, na época, mandou algumas pessoas a São Paulo para estudarem como fazer aqui e em 1960 foi realizada a primeira edição dos jogos, aqui no Bandeirante, onde ele era presidente, devido a qualidade e toda a estrutura disponível. O acendimento do fogo simbólico é um retorno à origem dos jogos, é uma forma de sacramentar a história e resgatar esse evento tão importante", comenta o Diretor Geral de Esportes de Brusque, Delmar Alberto Tondolo. 

Segundo o gerente do Band, Cristiano Rodrigues Lazarini, é uma honra para a sociedade esportiva sediar esse momento. "É um importante resgate histórico, valorizando a contribuição do seu Arthur Schlösser, nosso ex-presidente, para o esporte estadual e também brasileiro. Somos considerados a segunda casa dos nossos sócios e nos orgulhamos de sermos a primeira casa dos Jogos Abertos de Santa Catarina", enfatiza. 

O presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento, reverenciou a importância do Jasc para o esporte brasileiro e o excelente momento que vive o esporte no estado catarinense em uma noite memorável.

"Eu digo que essa cerimônia, tudo isso aqui, não é história, não é tradição. Eu peço encarecidamente que essa cerimônia de abertura dos jogos abertos de Santa Catarina seja um patrimônio imaterial da cidade de Brusque, porque aqui nós temos o esteio do esporte catarinense", afirma.